Com a prática e com o passar dos tempos, o meu interesse por tudo que era relativo à panificação foi aumentando sempre mais. Em 08/03/2019, assistindo a um episódio do Globo Repórter, cujo tema era “Caminhos do Pão” soube da existência da Akademie Deutches Bächerhandwerk @backakademie (Academia Alemã de Panificação Artesanal, em tradução livre) situada em Weinheim, pequena cidade alemã próxima à Frankfurt. Pesquisando, tomei ciência de que essa renomada Instituição oferecia cursos em inglês para pessoas de todo o mundo. Decidi que, de novo, aprender sobre pães, seria meu próximo presente de aniversário! Não medi esforços e, com muita persistência, felizmente, em fevereiro de 2020, consegui ir para a Alemanha. Foi incrível! Estudei com pessoas vindas de vários países como Coreia do Sul, Estados Unidos, Canadá, Índia, Rússia, Japão, Líbano, Nigéria e muitos outros. Tive professores excelentes e aprendi especialmente a produzir pães típicos alemães à base de centeio (two castle, dark rye) e outros, indicados para ocasiões especiais (styolen, swabian pretzels, decor Bread). Concluí o curso e retornei ao Brasil pouco antes de ser decretado o lockdown na Alemanha em função da pandemia. Já em casa, continuei colocando em prática o que aprendi, mas busquei adaptar as receitas alemãs aos ingredientes brasileiros.
Ainda em 2020 e estendendo-se por 2021, estudei e me formei em Confeitaria Profissional e Avançada no IGA – Instituto Gastronômico das Américas (@escolaigasjc). Com a extraordinária Chefa e Profa. @gabyplata, ampliei meus conhecimentos em confeitaria e panificação.
Nesse meio tempo, adquiri um forno de lastro, um forno turbo, uma amassadeira, uma coleção de bannetons (cestos para fermentação de pães) e outros utensílios. A produção caseira aumentou! Fiquei muito feliz por, finalmente, poder produzir pães deliciosos e de qualidade, para a família e também para os amigos. Incentivado por eles, senti que estava aí, a minha vocação!
No fim de 2021, deixei a Prima (@sophiasoftware), empresa que ajudei a construir e onde trabalhei por mais de 28 anos. Iniciei 2022 animado por acreditar ser possível oferecer para um número cada vez maior de pessoas o que já trago para aqueles que amo há muito tempo: não um simples pão, mas um alimento que traz consigo uma grande dose de respeito, consideração, resiliência e muito afeto!
Assim, nasce a Pães de Sal, com a missão de prover pães e confeitos, saudáveis e saborosos, feitos com carinho e dedicação. Acreditamos que, em se nutrindo o corpo, alimenta-se o espírito e semeia-se a felicidade.
Obrigado por chegar até aqui comigo e fazer parte dessa história. Que tal um pãozinho agora?